Informações sobre brotamento de árvore: O que é propagação de brotamento
Ao navegar pelos catálogos de plantas ou viveiros on-line, você pode ter visto árvores frutíferas que produzem vários tipos de frutas e, em seguida, nomeá-las de maneira inteligente como a salada de frutas ou coquetel de frutas. Ou talvez você tenha visto artigos sobre as criações irreais do artista Sam Van Aken, A árvore das 40 frutas, que são literalmente árvores vivas que produzem 40 tipos diferentes de frutos de caroço. Tais árvores podem parecer inacreditáveis e falsas, mas na verdade são possíveis de serem feitas usando a técnica de propagação de brotamento.
Técnica de propagação de brotamento
O que é propagação de brotamento? A propagação por brotamento é um método bastante comum de propagação de plantas, no qual um broto de planta é enxertado no caule de um porta-enxerto. Criar árvores frutíferas bizarras que produzem muitos tipos de frutas não é a única razão para a propagação por brotamento.
Os produtores de pomares freqüentemente usam a técnica de propagação de brotamento para criar rapidamente novas árvores frutíferas anãs ou semi-anãs que levam menos tempo para frutificar e requerem menos espaço no pomar. Eles fazem a propagação por brotamento para criar árvores frutíferas auto-polinizadoras, enxertando árvores que se cruzam polinizam umas às outras em uma árvore de porta-enxerto. Essa técnica de propagação de brotamento também é usada no azevinho para criar plantas que possuem macho e fêmea em uma planta.
Como propagar plantas brotando
A propagação de brotamento produz plantas verdadeiras, ao contrário da propagação sexual, onde as plantas podem se parecer com uma ou outra planta-mãe. Geralmente, pode ser realizada em qualquer árvore de viveiro lenhoso, mas requer alguma habilidade, paciência e, às vezes, muita prática.
A propagação por brotamento é feita na maioria das plantas da primavera ao verão, mas para algumas plantas é necessário fazer a técnica de propagação de brotamento no inverno, quando a planta está adormecida. Se você quiser tentar isso, pesquise informações e propagação de brotações de árvores na planta específica que está propagando.
Existem dois tipos principais de propagação de gemas: brotamento T ou Shield e brotamento de cavacos. Para ambos os métodos, é necessário usar uma faca limpa e afiada. Existem facas especiais para isso, nas quais as facas têm uma lâmina que se curva no final e podem até ter um descascador de cascas na parte inferior do cabo.
Propagação de brotamento T ou Shield
A técnica de propagação de brotamento T ou Shield é feita com uma fenda rasa em forma de T na casca da planta do porta-enxerto. Quando feitas nas árvores certas, na hora certa, as abas da barra da fenda em forma de T devem se levantar levemente para longe da árvore. Isso é importante porque você realmente deslizará o botão sob essas abas da casca.
Um bom broto saudável é selecionado da planta que você deseja propagar e é cortado da planta. O botão é então deslizado sob as abas do corte em forma de T. O broto é então fixado no lugar, fechando as abas e enrolando um elástico grosso ou fita de enxertia ao redor da fenda, acima e abaixo do broto.
Propagação de brotamento de cavacos
A brotação de cavacos é feita cortando um cavaco triangular da planta do porta-enxerto. Corte a planta do porta-enxerto em um ângulo de 45 a 60 graus e faça um corte de 90 graus na parte inferior do corte angular para remover essa parte triangular da planta do porta-enxerto.
O botão é cortado da planta que você deseja propagar da mesma maneira. O chip bud é então colocado onde o chip do porta-enxerto foi removido. O botão é então fixado no lugar com fita de enxerto.
Deixe O Seu Comentário