Identificação de animais selvagens com crianças: ensine as crianças sobre animais selvagens em seu jardim
Cultivar um jardim é uma ótima maneira de animar as crianças a comer produtos frescos. No entanto, as lições na horta podem ir muito além do plantio e da colheita. A criação de um pequeno ecossistema no quintal é uma excelente maneira de começar a ensinar as crianças sobre a vida selvagem. Ao planejar um jardim que seja atraente para várias espécies nativas, as crianças serão inspiradas a questionar, explorar e interagir com o espaço ao ar livre de uma maneira totalmente nova.
Identificação de animais selvagens com crianças
A vida selvagem no jardim varia de acordo com o habitat criado. Durante as etapas de planejamento, peça às crianças um feedback sobre os tipos de animais que eles gostariam de atrair (dentro da razão, é claro). Isso ajuda a incentivar o envolvimento no processo.
Criar um jardim atraente incluirá uma variedade de plantações perenes nativas, sempre-vivas, arbustos e flores silvestres. No entanto, lembre-se de que, quando você ensina as crianças a vida selvagem, ela não deve se limitar às plantas encontradas no jardim, mas também a outros elementos, como rochas, estátuas, casas de pássaros e recursos hídricos. Todos eles servem como fonte de abrigo para a vida selvagem que vive dentro do espaço em crescimento.
Ensinar as crianças sobre a vida selvagem no jardim permite um aprendizado ativo e prático. Além disso, a identificação da vida selvagem com crianças permite que as crianças se responsabilizem por seu próprio aprendizado enquanto exploram através de seus próprios sentidos. Observar, tomar notas e pesquisar cuidadosamente cada espécie de jardim permitirá que as crianças estabeleçam e aprimorem habilidades científicas, auxiliando no desenvolvimento do raciocínio básico e do pensamento crítico.
Além de formar uma forte conexão com a natureza e o mundo que os cerca, as aulas de vida selvagem ajudam as crianças a desenvolver habilidades que se traduzem diretamente no currículo da sala de aula. Ao coletar dados e informações relacionadas às experiências da vida real, muitas crianças estarão ansiosas para transmitir conhecimentos adquiridos a outras pessoas através da escrita e da fala.
A conclusão de tarefas baseadas na aprendizagem do mundo real pode ser especialmente útil para crianças que lutam com motivação ou com várias dificuldades de aprendizagem.
A vida selvagem no jardim pode abrir uma nova porta para o aprendizado. De abelhas, borboletas e outros polinizadores a sapos, esquilos, pássaros e até veados, certamente haverá algo educativo que decorre de suas visitas ao jardim.
Atividades da lição da vida selvagem
À medida que seus filhos exploram o jardim, há outras maneiras de ensiná-los sobre a vida selvagem por meio de atividades e discussões práticas. Alguns destes podem incluir:
- Estudar pegadas de animais - Com essa atividade de ciência e descoberta, as crianças podem ver imagens de diferentes trilhas de animais e aprender qual animal as cria. Faça algum tipo de cartão de memória ou observe que há rastros de animais e sempre que encontrarem rastros do lado de fora no jardim (pássaros, coelhos, gambás, veados etc.), eles podem usar seus blocos de notas para combinar com o animal. É ótimo revisitar no inverno, quando há neve no chão.
- Fale sobre plantas que alimentam a vida selvagem. Discuta o que os animais podem comer no jardim. As pessoas estão crescendo no seu jardim? Faça seu filho procurar plantas para abelhas ou borboletas. Fale sobre sementes e frutos que atraem pássaros. Envolva as crianças mais jovens explorando sensorialmente os grãos de milho e fale sobre quais animais comem milho (veado, peru, esquilo). Dê um passeio pelo canteiro vegetal e procure plantas que os coelhos possam gostar, como cenoura e alface.
- Faça comparações com plantas. Existe uma planta no jardim com um nome de animal? Por que isso pode ser? É uma característica particular, como as plumas macias da grama da cauda do coelho, ou um alimento favorito associado a animais selvagens em particular, como o bálsamo de abelha ou a erva daninha de borboleta? Faça etiquetas de jardim para nomes de plantas de animais. Crie um jogo de correspondência, combinando o nome com uma imagem da planta e inclua também uma imagem do animal.
- Faça um passeio pela natureza. Procure por diferentes tipos de vida selvagem, ou esconda animais ou outros brinquedos no jardim e procure “animais selvagens” dessa maneira.
Estas são apenas idéias. Use sua imaginação. Melhor ainda, deixe seus filhos guiá-lo - a maioria está cheia de perguntas.
Deixe O Seu Comentário