Propagação de samambaias de Staghorn: Aprenda como iniciar uma planta de samambaia de Staghorn
Uma samambaia staghorn é uma ótima planta para se ter por perto. É fácil de cuidar e é uma parte fantástica da conversa. A samambaia staghorn é uma epífita, o que significa que não se enraíza no solo, mas absorve a água e os nutrientes do ar e do escoamento da chuva. Ele também possui dois tipos distintos de folhas: folhas basais que crescem planas e prendem a planta a uma superfície ou “monte” e folhas foliares que coletam água da chuva e material orgânico. Os dois tipos de folhas juntos fazem uma aparência distinta. Mas e se você quiser espalhar suas samambaias staghorn? Continue lendo para saber mais sobre a propagação de samambaias staghorn.
Como iniciar uma planta de samambaia Staghorn a partir de esporos
Existem algumas maneiras de propagação da samambaia staghorn. Na natureza, a planta geralmente se reproduz a partir de esporos. É possível cultivar samambaias-espaguete a partir de esporos no jardim, embora muitos jardineiros escolham contra isso porque é muito demorado.
No verão, olhe na parte inferior das folhas foliares para encontrar os esporos. À medida que o verão passa, os esporos devem escurecer. Quando isso acontecer, remova uma ou duas folhas e coloque-as em um saco de papel. Quando as folhas secarem, retire os esporos.
Umedeça um pequeno recipiente de turfa e pressione os esporos na superfície, tomando cuidado para não enterrá-los. Cubra o recipiente com plástico e coloque-o em uma janela ensolarada. Molhe-o por baixo para mantê-lo úmido. Pode levar de 3 a 6 meses para os esporos germinarem. Dentro de um ano, você deve ter uma planta pequena que possa ser transplantada para uma montaria.
Divisão de samambaia de Staghorn
Um método muito menos intensivo para propagar samambaias staghorn é a divisão staghorn fern. Isso pode ser feito cortando uma planta completa ao meio com uma faca serrilhada - desde que haja muitas folhas e raízes nas duas metades, elas devem ficar bem.
Uma forma menos invasiva de divisão da samambaia staghorn é a realocação de "filhotes". Os filhotes são pequenas ramificações da planta principal que podem ser removidas com relativa facilidade e conectadas a uma nova montagem. O método é basicamente o mesmo para iniciar um transplante de filhote, divisão ou esporo em uma nova montaria.
Escolha uma árvore ou pedaço de madeira para a sua planta crescer. Esta será a sua montaria. Mergulhe um monte de musgo esfagno e coloque-o no monte, depois coloque a samambaia no topo do musgo para que as folhas da base tocem o monte. Amarre a samambaia no lugar com arame não cobre e, com o tempo, as folhas crescerão sobre o arame e mantenha a samambaia no lugar.
Deixe O Seu Comentário