Plantação de acelga na primavera: quando plantar acelga na primavera
A acelga é um vegetal de estação fria e, como tal, pode ser plantada no início da primavera ou no meio do verão para uma colheita no início do outono. O cultivo de acelga na primavera oferece uma dica da estação e fornece a melhor planta de degustação. A acelga no verão pode ficar amarga, pois o calor da estação traz sucos ácidos na planta. O plantio de primavera de acelga é um dos melhores momentos para semear e colher esta planta saudável e deliciosa.
Quando plantar acelga na primavera
Se você quer uma colheita tardia ou um sabor precoce, o plantio de acelga é bem adaptado à semeadura na primavera ou no verão. Este parente de beterraba é semelhante ao espinafre, mas tem um sabor mais refinado. Ele também possui inúmeras cultivares em vários tons, tornando-a uma atraente planta de folhagem no jardim e na mesa de jantar. Se você souber plantar acelga na primavera, poderá colher a colheita antecipada e ainda ter tempo para plantar também uma colheita de outono.
O tempo de plantio dependerá da sua zona do USDA. Cada zona tem um último dia diferente de geada e temperaturas baixas anuais médias. A acelga é tolerante a temperaturas baixas, mas não germina durante estalos frios ou congelamentos. Por esse motivo, você deve esperar para semear até a última data média de geada da sua área.
É possível iniciar a acelga dentro de casa, mas as mudas não transplantam bem e a recuperação pode ser irregular. Para melhores resultados, o plantio de primavera de acelga deve ocorrer no início e no meio da primavera, cerca de 2 a 3 semanas antes da data média da última geada.
As plantas terão melhor desempenho nas partes mais frias do início do verão, mas podem sobreviver durante o calor da estação. Se as plantas ainda estiverem vivas no final do verão, reduza-as e permita a formação de novas folhas e caules à medida que o clima se torna mais frio. Os sabores e cores serão melhores.
Como plantar acelga na primavera
Um dos principais ingredientes para o cultivo de acelga na primavera é a boa drenagem. O solo deve ser rico em nutrientes e profundamente cultivado. A acelga não é um vegetal de raiz, mas está relacionada com beterraba e ama o mesmo solo profundamente cultivado que esse vegetal de raiz deseja.
A acelga prefere o solo com um pH de 6,0 a 7,0. Plante em pleno sol, com 5 cm de distância e afine até 10 cm quando as mudas medem 5 cm de altura. Espalhe uma leve poeira do solo sobre as sementes e a água no poço. As mudas devem emergir em 5 a 7 dias.
Você pode começar a colher folhas e pecíolos quando estiverem quase no tamanho total. Deixe algumas folhas em cada planta para colher energia solar e promover a formação de novas folhas. Se você tem plantas que duram até o verão, corte-as totalmente para incentivar uma nova colheita de folhas que não serão amadeiradas e amargas.
Colheita e armazenamento de acelga
Embora as folhas jovens da acelga possam ser colhidas a qualquer momento, é melhor dar um pouco de tempo às plantas pequenas para que elas se estabeleçam. Plantas mais velhas podem ser cortadas pelo menos duas vezes e permitidas a regeneração de folhas e caules.
Infelizmente, a acelga é muito perecível e só será armazenada na geladeira por 2 ou 3 dias. Os talos são um pouco mais duráveis se separados das folhas e podem durar até uma semana.
A natureza “cortar e voltar” da acelga garante muitas colheitas frequentes, mas o mesmo acontece com o plantio sucessório. Esta é uma planta excelente que sobreviverá ao verão para produzir novas folhas deliciosas no outono ou poderá ser plantada em duas estações diferentes para colheitas da primavera ao inverno quase no início.
Deixe O Seu Comentário