Árvore de jacarandá não floresce: dicas sobre como fazer uma flor de jacarandá
Por: Ilana Goldowitz Jimenez, cientista e escritor de plantas
O jacarandá, Jacaranda mimosifolia, produz atraentes flores azul-púrpura que formam um lindo tapete quando caem no chão. Quando essas árvores florescem abundantemente, elas são verdadeiramente magníficas. Muitos jardineiros plantam jacarandás na esperança de vê-los floridos todos os anos. No entanto, jacarandás podem ser árvores volúveis, e fazer um jacarandá florescer pode ser um desafio. Se você está se perguntando como fazer um jacarandá florescer, este artigo mostrará o que você precisa saber.
Jacarandá não florescendo
Se sua árvore de jacarandá não florescer, verifique estes fatores e ajuste de acordo:
Era: Dependendo de como são cultivadas, os jacarandás podem florescer pela primeira vez entre dois e quatorze anos após o plantio. As árvores enxertadas tendem a produzir suas primeiras flores no lado anterior dessa faixa, enquanto as árvores cultivadas a partir de sementes podem levar muito mais tempo. Se sua árvore for mais jovem que isso, paciência pode ser tudo o que for necessário.
Fertilidade do solo: Acredita-se que os jacarandás floresçam melhor quando cultivados em solo pobre. Nitrogênio excessivo pode ser o culpado quando você tem problemas com flores de jacarandá. O nitrogênio tende a promover o crescimento da folhagem, não das flores, e muitas plantas, incluindo espécies de jacarandá, deixarão de florescer ou florescerem mal se receberem muito fertilizante nitrogenado. Mesmo o escoamento de fertilizantes de um gramado próximo pode suprimir a floração.
Luz solar e temperatura: As condições ideais de floração em jacarandá incluem sol e clima quente. Os jacarandás não florescem bem se receberem menos de seis horas de luz solar por dia. Eles também não florescem em climas excessivamente frios, embora as árvores possam parecer saudáveis.
Umidade: Os jacarandás tendem a produzir mais flores durante as secas e se saem melhor em solos arenosos e bem drenados. Certifique-se de não regar demais o seu jacarandá.
Vento: Alguns jardineiros acreditam que a brisa salgada do oceano pode prejudicar um jacarandá e suprimir a floração. Proteger seu jacarandá ou plantá-lo em um local onde não será exposto ao vento pode ajudá-lo a florescer.
Apesar de tudo isso, às vezes nenhuma causa pode ser encontrada para um jacarandá que se recusa a florescer. Alguns jardineiros juram estratégias mais incomuns para convencer essas árvores a florescer, como bater no tronco com um pau a cada ano. Se o seu parecer não responder, não importa o que você faça, não se preocupe. Pode decidir, por razões próprias, que o próximo ano é o momento certo para florescer.
Deixe O Seu Comentário