Minhas mudas de alface estão morrendo: o que causa umedecimento da alface
Digamos que você plantou sementes de alface em uma mistura inicial de sementes. As mudas germinam e começam a crescer, e você começa a ficar empolgado em colocá-las em seu jardim. Mas alguns dias depois, suas mudas caem e morrem uma a uma! Isso é conhecido como amortecimento. É uma doença que ocorre quando um ambiente não saudável e micróbios causadores de doenças coincidem. Umedecer pode afetar quase qualquer tipo de mudas, incluindo alface. Mas é relativamente simples de prevenir. Continue lendo para aprender o que fazer com o amortecimento da alface.
Sintomas de alface amortecendo
Quando as mudas de alface são atingidas por umedecimento, o caule desenvolve áreas marrons ou manchas brancas e mofadas, depois enfraquece e cai, e a planta morre. Você também pode ver o mofo crescendo na superfície do solo.
Às vezes, você não vê a infecção no caule, mas as raízes estão infectadas. Se você puxar uma muda morta, verá que as raízes são pretas ou marrons. As sementes também podem ser infectadas e mortas antes de germinarem.
Causas de umedecimento de alface
Várias espécies microbianas podem infectar mudas e causar amortecimento. Rhizoctonia solani, Pythium espécies, Sclerotinia espécies e Thielaviopsis basicola todos podem causar umedecimento da alface. No entanto, esses organismos não crescem bem se você fornecer às mudas condições saudáveis de crescimento.
Muita umidade é a causa mais comum de amortecimento, pois torna as mudas muito mais suscetíveis a infecções nos caules e nas raízes. Umedecer geralmente um sinal de que você está molhando demais ou que a umidade está muito alta.
As mudas mais jovens são as mais vulneráveis ao amortecimento. Se você obtiver suas plantas jovens por algumas semanas de crescimento saudável, elas serão grandes o suficiente para resistir aos micróbios que causam a doença.
Minhas mudas de alface estão morrendo, e agora
Umedecer patógenos é muito comum no solo. A melhor maneira de evitar o amortecimento da alface é fornecer às mudas um ambiente crescente que não incentive esses micróbios. Usar a mistura inicial sem solo é outra opção.
Use uma mistura inicial de sementes bem drenada e use pequenos recipientes (como uma bandeja de início de sementes) para garantir que o solo não fique molhado por muito tempo. Não reutilize a mistura inicial de solo ou semente após um episódio de amortecimento. Se você estiver plantando ao ar livre, evite plantar em solo excessivamente frio e úmido.
Certifique-se de não regar demais as mudas. Muitas sementes precisam da superfície do solo para permanecer úmidas e promover a germinação. As mudas não precisam disso, no entanto, assim que começarem a crescer, você precisará regar com menos frequência. Regue o suficiente para impedir que as mudas murchem, mas deixe a superfície secar um pouco antes de regar.
Forneça uma boa ventilação para impedir o desenvolvimento de alta umidade ao redor das mudas de alface. Umedecer patógenos prosperam em ambientes úmidos. Depois que as mudas germinarem, remova qualquer tampa que acompanha sua bandeja inicial para permitir a circulação de ar.
Depois que uma muda estiver infectada, não tente salvá-la. Em vez disso, corrija os problemas nas condições de crescimento e tente novamente.
Deixe O Seu Comentário