Jardinagem no jardim sombrio
Jardinar onde o sol não brilha não é a tarefa mais fácil, mas pode ser uma das mais gratificantes. Requer paciência, perseverança e confiança de que, sim, algumas plantas crescerão nos lugares mais sombrios. Também deve haver um entendimento entre você e aquele local sombrio, afirmando claramente: “Não tentarei plantar grandes flores vistosas, como girassóis e zínias, onde não há luz solar direta. Em vez disso, gostarei do desafio que esse jardim sombreado apresenta e escolho plantas bonitas que são apropriadas para este local. ” Agora, coloque suas luvas de jardinagem pesadas; temos um desafio pela frente.
Jardinagem no Jardim Sombrio
Primeiro, vamos avaliar a área sombreada do seu quintal. Está localizado debaixo de uma árvore ou ao lado da casa? A maioria dos pontos sombreados não são apenas privados do sol, mas também da umidade. As raízes da árvore absorvem muita umidade disponível; da mesma forma, a casa média tem uma saliência que impede que a chuva chegue a um pé da fundação. Preste atenção especial às necessidades de água das plantas localizadas nessas áreas e não economize na preparação do solo. O solo pode estar não apenas seco, mas também compactado. Tente adicionar composto e matéria orgânica, como folhas podres, ao solo. Ele retém a umidade com mais eficiência e envia ar e nutrientes para as raízes de suas plantas com sombra.
Também é importante entender a quantidade de luz solar que uma área sombreada recebe. Se não houver luz solar direta atingindo a área desejada, selecione plantas que sejam adequadas para "sombra total", como:
- samambaias
- impatiens
- lírio-do-vale
Se a cama com a qual você trabalha recebe luz solar manchada ao longo do dia ou talvez algumas horas de luz solar direta, você poderá trabalhar com uma variedade maior de plantas e provavelmente poderá escolher plantas adequadas para "sombra parcial", como:
- astilbe
- margarida gloriosa
- hibisco
Basta ficar de olho nessa cama por um dia e anotar em seu diário do jardim quanto sol direto a cama recebe, se houver.
A sombra projetada por uma árvore decídua, como um bordo, pode ser um dos locais mais fáceis de se contar, porque possui poucas ou nenhuma folha durante a metade do ano. É ideal plantar açafrão ou tulipas que amem o sol, que florescem na primavera, embaixo de uma árvore, e depois mudam para algumas plantas mais sombreadas, como o caladium, com sua bela folhagem tropical ou a vistosa hosta. Até os amores-perfeitos e os saltadores de Johnny se contentam com a sombra, tendo sol durante o dia e um bom suprimento de comida, água e amor.
A manutenção necessária do jardim de sombra é uma das suas melhores características, especialmente se você optou por triturá-lo com casca, pedra ou qualquer outra coisa que agrade sua imaginação. O mulching retém a umidade e, como já está sombreado, você não perde a umidade dos raios do sol quente. Assim, você não precisará arrastar esse regador com a mesma frequência. Além disso, manchas sombrias tendem a ser miraculosamente curtas em plantas daninhas que preferem a luz do sol da sua horta. Assim, você pode passar o tempo aproveitando a sombra da sua rede favorita. Aaaah, a vida sombria, não é grandiosa?
Deixe O Seu Comentário