Corantes de plantas: saiba mais sobre o uso de corantes naturais de plantas
Até meados do século XIX, os corantes naturais de plantas eram a única fonte de corante disponível. No entanto, uma vez que os cientistas descobriram que podiam produzir pigmentos corantes em um laboratório que resistisse à lavagem, eram mais rápidos de fazer e podiam ser facilmente transferidos para fibras, a criação de corantes das plantas tornou-se uma arte perdida.
Apesar disso, muitas atividades de tingimento de plantas ainda existem para o jardineiro e também podem ser um projeto divertido para a família. De fato, fazer tingimento com crianças pode ser uma ótima experiência de aprendizado e gratificante.
Atividades de tingimento de plantas de artesanato
As fontes naturais de corante vêm de muitos lugares, incluindo alimentos, flores, ervas daninhas, casca, musgo, folhas, sementes, cogumelos, líquenes e até minerais. Hoje, um grupo seleto de artesãos está comprometido em preservar a arte de produzir corantes naturais a partir de plantas. Muitos usam seu talento para ensinar aos outros a importância e o significado histórico dos corantes. Corantes naturais foram usados como tinta de guerra e para colorir a pele e os cabelos muito antes de serem usados para tingir fibras.
Melhores Plantas para Tingimento
Pigmentos vegetais criam corantes. Algumas plantas produzem excelentes corantes, enquanto outras simplesmente não parecem ter pigmento suficiente. Indigo (corante azul) e mais louco (o único corante vermelho confiável) são duas das plantas mais populares para a produção de corantes, pois possuem uma grande quantidade de pigmento.
Corante amarelo pode ser feito de:
- malmequeres
- dente de leão
- yarrow
- girassóis
Os corantes de laranja das plantas podem ser feitos de:
- raízes de cenoura
- casca de cebola
- cascas de sementes de butternut
Para corantes naturais de plantas em tons de marrom, procure:
- pétalas de malva rosa
- cascas de noz
- funcho
O corante rosa pode ser derivado de:
- camélias
- rosas
- lavanda
As cores roxas podem vir de:
- amoras
- uvas
- Margaridas
- hibisco
Fazendo corante com crianças
Uma excelente maneira de ensinar história e ciência é através da arte de fazer corantes naturais. Fazer tingimento com crianças permite que professores / pais incorporem fatos históricos e científicos importantes, permitindo que as crianças se envolvam em uma atividade prática e divertida.
As atividades de tingimento de plantas são melhores se realizadas na sala de arte ou ao ar livre, onde há espaço para se espalhar e superfícies fáceis de limpar. Para crianças de 2 a 4 anos, os corantes de panela de barro são uma maneira divertida e educacional de aprender sobre os corantes naturais.
Materiais necessários:
- 4 panelas de barro
- Beterraba
- Espinafre
- Casca de cebola seca
- Nozes pretas em conchas
- Pincéis de pintura
- Papel
Instruções:
- Converse com as crianças no dia anterior à lição sobre a importância que os corantes naturais de plantas tiveram no início da América e toque na ciência envolvida na fabricação de corantes naturais.
- Coloque beterraba, espinafre, casca de cebola e nozes pretas em panelas separadas e mal cubra com água.
- Aqueça a panela em temperatura baixa durante a noite.
- De manhã, as vasilhas terão tinta corante natural que você pode derramar em tigelinhas.
- Permita que as crianças criem desenhos usando a tinta natural.
Deixe O Seu Comentário