Evitando o preparo do solo úmido: teor ideal de água para o preparo do solo
O jardineiro de casa mastiga um pouco no inverno para voltar à paisagem. O desejo de se sujar e iniciar o processo de cultivo é mais intenso em um raro dia de sol, quando os solos não estão mais congelados. A lavoura precoce do solo úmido pode parecer benéfica e um pontapé inicial para o plantio, mas tem suas desvantagens. O efeito do cultivo no solo úmido pode ter impactos negativos de longo alcance no solo e na saúde das plantas.
Cultivo e Saúde do Solo
Cultivar e trabalhar o solo aumenta a porosidade do crescimento radicular e a penetração e drenagem da umidade. Ele também permite que o jardineiro trabalhe em importantes emendas do solo, como composto, lixo de folhas ou outras ajudas orgânicas. A rotação do solo permite que o oxigênio penetre na terra para a absorção das raízes e ajuda as bactérias aeróbicas em seu trabalho de compostagem.
O processo também ajuda a suavizar o canteiro do jardim e permite remover pedras, raízes invasivas e outros detritos, abrindo caminho para mudas macias. No entanto, cultivar o solo úmido também pode compactar o meio, produzindo grandes pedaços que secam em blocos de concreto virtuais. Um solo compactado bloqueia a absorção de umidade e evita a penetração das raízes. O teor ideal de água para o preparo do solo varia de acordo com o solo, mas, idealmente, deve estar pelo menos quase sempre seco para obter os melhores resultados.
Efeitos do preparo do solo no solo úmido
A lavoura do solo úmido com equipamentos de fazenda ou jardim comprime ainda mais o solo onde os pneus e os pés o pesam. Essas faixas endurecem à medida que secam e formam barreiras eficazes à dispersão da umidade. A lavoura e a saúde do solo andam de mãos dadas quando são realizadas em solos secos. Esse processo mecânico benéfico traz ar, água e nutrientes para as raízes carentes.
Cultivar o solo úmido aperta as partículas do solo e inibe a germinação das sementes e o crescimento das raízes jovens. No mínimo, você terá que cultivar novamente quando o solo secar. Na pior das hipóteses, você terá que adicionar matéria orgânica, materiais arenosos ou até plantar uma safra de cobertura de inverno para ajudar a quebrar as partículas pressurizadas.
Conteúdo de água ideal para o preparo do solo
Para um jardineiro hardcore, esperar até o início da temporada é semelhante à luta que uma criança pequena espera até a manhã de Natal. O desejo de prosseguir é normal, mas você deve resistir ao excesso de trabalho nos solos úmidos da primavera.
Camas bem alteradas e com muita matéria orgânica resistem à compactação quando molhadas muito melhor do que argila ou barro. O solo deve estar seco ao toque nas 10 a 20 cm superiores, sem umidade nas zonas inferiores da cama.
O efeito da lavoura no solo úmido simplesmente não vale o impulso de cultivar canteiros encharcados. Melhor gastar algum tempo lendo esses catálogos de sementes e planejando a paisagem enquanto espera pela interrupção da chuva e alguns raios de sol para secar as camas.
Deixe O Seu Comentário