O que é gesso: usando gesso para jardim
A compactação do solo pode afetar negativamente a percolação, inclinação, crescimento radicular, retenção de umidade e composição do solo. Os solos argilosos em áreas agrícolas comerciais são frequentemente tratados com gesso para ajudar a romper a argila e aumentar o cálcio, que rompe o excesso de sódio. Os efeitos são de curta duração, mas servem para amolecer o solo o suficiente para arar e semear. No jardim da casa, no entanto, não é vantajoso e as adições regulares de matéria orgânica são preferidas por razões de custo e efeito colateral.
O que é gesso?
Gesso é sulfato de cálcio, um mineral que ocorre naturalmente. Foi apontado como benéfico para a quebra de solos compactos, especialmente de argila. É útil na alteração da estrutura do solo de solos excessivamente pesados que foram impactados por tráfego intenso, inundações, superlotação ou simplesmente intempéries excessivas.
Um dos principais usos do gesso é remover o excesso de sódio do solo e adicionar cálcio. Uma análise do solo é útil para determinar se você precisa aplicar gesso como uma emenda ao solo. Benefícios adicionais são a redução de crostas, o escoamento da água e o controle da erosão, ajudando na emergência de plântulas, solos mais viáveis e melhor percolação. No entanto, os efeitos duram apenas alguns meses antes que o solo volte ao seu estado original.
O gesso é bom para o solo?
Agora que constatamos o que é gesso, é natural questionar: "O gesso é bom para o solo?" Por reduzir os níveis de sal no solo, é eficaz nas regiões costeiras e áridas. No entanto, ele não funciona em solos arenosos e pode depositar um excesso de cálcio em regiões onde o mineral já é abundante.
Além disso, em áreas com baixa salinidade, retira muito sódio, deixando a localização deficiente em sal. Considerando o custo de algumas sacolas do mineral, o uso de gesso para a horta não é econômico.
Informações sobre gipsita de jardim
Como regra, o uso de gesso para a horta provavelmente não prejudicará suas plantas, mas simplesmente não é necessário. O uso de um pouco de graxa de cotovelo e guloseimas orgânicas encantadoras, desde a limpeza do outono ou o composto trabalhado no solo a uma profundidade de pelo menos 20 cm, proporcionará uma excelente alteração no solo.
Estudos mostraram que solos com pelo menos 10% de matéria orgânica não se beneficiam da adição de gesso. Também não afeta a fertilidade do solo, a estrutura permanente ou o pH, enquanto quantidades generosas de composto farão tudo isso e muito mais.
Em resumo, você pode beneficiar novas paisagens aplicando gesso em solo compactado se precisar de cálcio e ter terra com sal. Mas para a maioria dos jardineiros, o mineral não é necessário e deve ser deixado para uso agrícola industrial.
Deixe O Seu Comentário