Algas na superfície do solo de sementes: Como se livrar das algas na semeadura do solo
O início de suas plantas a partir de sementes é um método econômico que também permite que você obtenha um salto inicial na temporada. Dito isto, os pequenos brotos são muito sensíveis a mudanças em condições como umidade e umidade. Os excessos podem causar um amortecimento do crescimento de algas na mistura inicial de sementes e outros problemas com fungos. Continue lendo para aprender as razões das algas na superfície do solo das sementes e como evitá-las.
As algas são plantas, mas muito rudimentares, sem raízes, folhas e caules. Eles fotossintetizam, mas não realizam atividades respiratórias tradicionais. As algas mais comuns são provavelmente algas marinhas, das quais existem inúmeras espécies. As algas precisam de condições úmidas, de ensopadas a pantanosas e úmidas. O crescimento de algas na mistura inicial de sementes é comum nos casos em que o local é úmido e abafado. Tais condições promovem o crescimento dessas plantas diminutas em seu solo.
Socorro! Algas que crescem em meu solo
Os sinais são inconfundíveis - uma flor de material pegajoso rosa, verde ou até marrom, espalhando-se pela superfície do solo. A planta minúscula não vai matar suas mudas instantaneamente, mas é uma concorrente de recursos importantes, como nutrientes e água.
A presença de algas na superfície do solo das sementes também indica que você está molhando demais. Uma boa configuração para o cultivo de mudas pode incluir uma cúpula de umidade para impedir que o solo seque. As mudas têm algas no solo quando a umidade constante não é equilibrada e o ar ambiente é úmido, assim como o solo.
O que fazer se as mudas tiverem algas no solo
Não entre em pânico. O problema é fácil de lidar e ainda mais fácil de prevenir. Primeiro, vamos nos concentrar na prevenção.
- Use um solo de partida de sementes de boa qualidade, não apenas o solo do jardim. Isso ocorre porque esporos e doenças podem estar contidos no solo.
- Regue somente quando a superfície do solo estiver quase seca e não deixe suas mudas repousarem em uma piscina de água.
- Se você usar um domo de umidade, remova-o pelo menos uma vez por dia durante uma hora, para que a condensação possa evaporar.
- Potes de turfa e misturas com turfa como parte da composição parecem ter os piores problemas com algas na superfície do solo das sementes. Você pode substituir a turfa na mistura inicial por pó fino de casca. Evite o uso de misturas com alta proporção de turfa.
- Além disso, as mudas podem não estar recebendo luz suficiente. Mova os vasos para uma área ensolarada ou use luzes de plantas.
Como se Livrar de Algas no Solo Sementeiro
Agora chegamos à pergunta: "Há algas crescendo no meu solo, o que posso fazer?" Você pode repovoar completamente as mudas se elas forem grandes o suficiente, mas isso pode danificar novas raízes tenras. Ou você também pode simplesmente raspar a superfície do solo afetada ou áspera para impedir que ela fique encharcada demais e forme uma proliferação de algas.
Alguns remédios caseiros antifúngicos também podem ser úteis. Use um pouco de canela polvilhada na superfície para se livrar das algas no solo das mudas.
Deixe O Seu Comentário