Dicas para usar frutas-pão: Aprenda o que fazer com frutas-pão
Pertencente à família das amoreiras, a fruta-pão (Artocarpus altilis) é um item básico entre os povos das Ilhas do Pacífico e em todo o sudeste asiático. Para essas pessoas, a fruta-pão tem muitos usos. Cozinhar com fruta-pão é o método mais comum de usar fruta-pão, mas também é usado de várias outras maneiras.
Mesmo se você não mora nessas regiões, as frutas-pão às vezes podem ser obtidas em mercados especializados em grandes áreas metropolitanas. Se você tiver sorte o suficiente para cultivar essa árvore ou tiver acesso a ela e se sentir aventureiro, provavelmente desejará saber o que fazer com a fruta-pão. Continue lendo para descobrir como usar a fruta-pão.
Sobre o uso de frutas-pão
A fruta-pão pode ser culinariamente classificada como vegetal quando madura, mas não madura ou como fruta quando madura. Quando a fruta-pão está madura, mas ainda não madura, é muito rica em amido e usada mais como uma batata. Quando madura, a fruta-pão é mais doce e usada como fruta.
Segundo algumas contas, existem quase 200 variedades de fruta-pão. A maioria deles tem um efeito purgativo quando consumidos crus, de modo geral, são cozidos de alguma maneira no vapor, fervidos ou assados, para consumo humano.
O que fazer com as árvores de fruta-pão
Como mencionado, quando consumido, a fruta-pão é quase exclusivamente usada cozida. Mas a fruta-pão tem vários outros usos além do básico. O gado é geralmente alimentado com as folhas.
A fruta-pão exala látex branco leitoso que é usado em várias culturas. A substância pegajosa foi usada para capturar pássaros pelos primeiros havaianos, que então arrancaram as penas para suas capas cerimoniais. O látex também foi fervido com óleo de coco e usado para calafetar barcos ou misturado com solos coloridos e usado para pintar barcos.
A madeira cinza-amarelada é leve e forte, mas maleável e principalmente resistente a cupins. Como tal, é utilizado como material de habitação e para móveis. Às vezes, pranchas de surf e tambores tradicionais havaianos também são construídos com madeira de fruta-pão.
Embora a fibra da casca seja difícil de extrair, é muito durável e os malaios a usavam como material de vestuário. As pessoas de Pilipino usam a fibra para fazer arreios de búfalos. As flores da fruta-pão são combinadas com a fibra da amoreira de papel para criar tanga. Eles também foram secos e usados como isca. Até uma polpa de fruta-pão foi usada para fazer papel.
Como usar frutas-pão medicinalmente
Embora cozinhar a fruta-pão como alimento seja o uso mais comum, também é usado medicinalmente. Nas Bahamas, é usado no tratamento da asma e na redução da pressão arterial. Folhas esmagadas colocadas sobre a língua tratam aftas. Um suco extraído das folhas é usado para tratar dores de ouvido. Folhas queimadas são aplicadas a infecções de pele. Folhas torradas também são usadas para tratar um baço aumentado.
As folhas não são as únicas partes da planta a serem usadas medicinalmente. As flores são torradas e esfregadas nas gengivas para tratar dores de dente, e o látex tem sido usado para aliviar dores ciáticas e de pele. Também pode ser diluído e ingerido para tratar a diarréia.
Como usar fruta-pão na cozinha
Se você já esteve em um luau havaiano, pode ter experimentado poi, um prato feito de taro, mas no início de 1900, o Havaí tinha uma falta de taro, então os povos indígenas começaram a fazer poi com fruta-pão. Hoje, esse Ulu poi ainda pode ser encontrado, mais comumente na comunidade samoana.
A fruta-pão é frequentemente apresentada nos caril de coco do Sri Lanka, mas é tão versátil que pode ser cristalizada, em conserva, purê, refogada, assada, assada e frita.
Antes de cortar a fruta-pão, é uma boa ideia lubrificar as mãos, a faca e a tábua para que o látex não adira. Descasque a fruta-pão e descarte o núcleo. Corte a fruta em fatias finas e faça alguns cortes finos e longos nas fatias. Isso ajudará a fruta-pão a absorver a marinada.
Marinar a fruta-pão fatiada em uma combinação de vinagre de vinho branco, açafrão, pimenta em pó, sal e pimenta, garam masala e pasta de alho. Deixe as fatias marinarem por cerca de 30 minutos. Aqueça o óleo em uma panela e frite as fatias por 5 minutos de cada lado até que os dois lados fiquem crocantes e dourados. Sirva quente como um lanche ou como acompanhamento com curry.
Para fazer o Ulu poi mencionado acima, cozinhe no vapor ou ferva a fruta descascada e preparada até ficar macia e cozinhe em leite de coco, cebola e sal marinho até obter a consistência desejada.
Deixe O Seu Comentário