O que é um rizoma: Aprenda sobre os fatos da planta do rizoma
Costumamos nos referir à parte subterrânea de uma planta como suas "raízes", mas às vezes isso não é tecnicamente correto. Existem várias partes de uma planta que podem crescer no subsolo, dependendo do tipo de planta e da parte que você está vendo. Continue lendo para saber mais informações sobre rizoma e o que faz um rizoma.
Fatos da planta do rizoma
O que é um rizoma? Tecnicamente, um rizoma é uma haste que cresce no subsolo. Geralmente cresce horizontalmente, logo abaixo da superfície do solo. Por ser uma haste, possui nós e é capaz de colocar outras hastes, geralmente retas e acima do solo. Isso significa que um pedaço do que parece várias plantas individuais agrupadas próximas umas das outras pode na verdade ser brotos da mesma planta, montados pelo mesmo rizoma.
Os rizomas também são usados pela planta para armazenar energia, uma vez que são mais espessos do que os caules acima do solo e sob o solo, onde são seguros contra temperaturas congelantes. Muitas plantas perenes de clima frio têm rizomas e usam esse armazenamento de energia para sobreviver no subsolo durante o inverno.
Por se espalharem furtivamente e serem difíceis de matar, os rizomas podem ser a fonte de alguns problemas graves de plantas daninhas. Algumas plantas brotam até de um pequeno fragmento de rizoma, o que significa que erradicar certas ervas daninhas pode ser muito difícil. Da mesma forma, pode ser muito útil se você estiver procurando uma cobertura de solo duradoura e espalhada no jardim.
Que plantas têm rizomas?
Muitas plantas, queridas e indesejadas, têm rizomas. Algumas das plantas de jardim mais comuns com rizomas incluem:
- Lúpulo
- Gengibre
- Açafrão
- Íris
Às vezes, belas coberturas de solo e flores que são comumente plantadas podem ficar fora de controle com seus rizomas em expansão, tornando seu crescimento vigoroso mais danoso na natureza do que o pretendido. Estes podem incluir:
- Pachysandra
- Lírio do vale
- Bambu
- Tansy
E também há ervas daninhas que surgem na paisagem por meio de rizomas que se espalham rapidamente, como hera venenosa e trepadeira da Virgínia.
Deixe O Seu Comentário