O que é oleocelose - o que causa manchas em frutas cítricas
Por: Amy Grant
A oleocelose cítrica, também conhecida como manchas de óleo cítrico, oleo, hematomas, mancha verde e (incorretamente) "queima de gás", é uma lesão de casca resultante do manuseio mecânico. Os resultados são manchas nas frutas cítricas que podem ter conseqüências financeiras devastadoras para os produtores comerciais e remetentes de frutas cítricas. Que tipos de controle da oleocelose podem ser usados para gerenciar o problema? Leia para saber mais.
O que é oleocelose?
A oleocelose dos citros não é uma doença, mas um fenômeno causado por lesão mecânica que pode ocorrer a qualquer momento durante a colheita, manuseio ou comercialização. A lesão faz com que áreas esverdeadas / marrons surjam na casca da fruta como resultado do derramamento de óleos essenciais nos tecidos subepidérmicos entre as glândulas sebáceas.
Sintomas de Oleocelose de Citrus
Inicialmente, a detecção de óleo cítrico é praticamente inobservável, mas com o passar do tempo, as áreas danificadas escurecem e se tornam mais proeminentes.
É mais comum em regiões úmidas ou áreas áridas com forte ocorrência de orvalho durante a colheita. O óleo de casca de frutas cítricas das frutas machucadas mecanicamente também pode causar manchas nas frutas não danificadas que são armazenadas com as frutas danificadas.
Todos os tipos de citros são suscetíveis a manchas de óleo. O tamanho menor da fruta tende a ser atingido com mais frequência do que a fruta de tamanho maior, e os citros que são colhidos quando o orvalho ainda está na fruta também são mais suscetíveis à mancha de óleo. Esse tipo de lesão aos citros não é pertinente para os cultivadores domésticos e é específico para os bosques comerciais em larga escala que utilizam equipamentos para colher e embalar seus citros.
Controle de Oleocelose
Existem vários métodos para reduzir ou eliminar a oleocelose. Não colha frutas que tenham tocado o chão ou que ainda estejam molhadas de chuva, irrigação ou orvalho, especialmente no início da manhã. Manuseie a fruta com cuidado e evite que a areia ou outro material abrasivo possa danificar a casca.
Não encha demais as caixas de paletes e use sacolas de colheita de frutas decíduos, blindadas com metal, menores que as sacolas cítricas mais usadas para limões e outras culturas delicadas. Além disso, no caso de limões particularmente vulneráveis à oleocelose, uma vez colhidos, deixe-os no bosque por 24 horas antes de transportar para a casa de embalagem.
Além disso, os cultivadores comerciais devem manter a umidade relativa do ar em salas de remoção do verde de 90 a 96%, o que reduzirá o escurecimento das manchas de óleo. Durante a estação de não esverdeamento, segure a fruta em locais com alta umidade e temperatura ambiente sem etileno para reduzir o escurecimento das manchas de óleo.
Deixe O Seu Comentário