Patentes e Propagação de Plantas - É Bom Propagar Plantas Patenteadas
Quem desenvolve cultivares de plantas únicas gasta bastante tempo e dinheiro fazendo isso. Como muitas plantas podem ser clonadas por meio de mudas, não é fácil para esses desenvolvedores protegerem seus produtos. Uma maneira de os criadores de plantas protegerem seus novos cultivares é patenteando-os. Você não pode propagar plantas patenteadas sem a permissão do titular da patente. Para obter mais informações sobre patentes e propagação de plantas, incluindo dicas sobre como evitar violar patentes de plantas, continue lendo.
O que são plantas patenteadas?
Uma patente é um documento legal que lhe dá o direito de impedir que outras pessoas façam, usem ou vendam sua invenção sem o seu consentimento. Todo mundo sabe que os designers de computadores e os fabricantes de automóveis fazem patentes de suas invenções. Os criadores de plantas também podem obter essas patentes.
O que são plantas patenteadas? São plantas únicas desenvolvidas por criadores. Os criadores de plantas solicitaram e receberam proteção de patente.Neste país, as patentes de plantas duram 20 anos. Depois disso, a planta pode crescer por qualquer pessoa.
Patentes e Propagação de Plantas
A maioria das plantas se propaga com sementes na natureza. A propagação por sementes requer que o pólen das flores masculinas fertilize as flores femininas. A planta resultante pode não se parecer com nenhuma planta mãe. Por outro lado, muitas plantas podem ser propagadas por estacas enraizadas. As plantas resultantes são idênticas às plantas parentais.
As plantas que foram especialmente projetadas pelos criadores devem ser propagadas por métodos assexuais, como nas estacas. É a única maneira de garantir que a nova planta se pareça com a cultivar. É por isso que os pacientes com plantas baseiam-se na permissão para propagar plantas patenteadas.
Posso propagar toda a planta?
Se você compra uma planta, é fácil pensar que ela é sua mais importante. E muitas vezes, é perfeitamente aceitável retirar mudas e criar plantas-bebê a partir de plantas compradas.
Dito isto, você não pode propagar plantas patenteadas sem a permissão do inventor. Violar patentes de plantas é contra a lei e uma forma de roubo. Você deseja aprender a evitar violações de pacientes com plantas se comprar plantas patenteadas.
Como evitar violar patentes de plantas
Evitar violações de patentes de plantas é mais difícil do que parece. Embora seja fácil entender que o enraizamento de mudas de plantas patenteadas sem permissão é ilegal, isso é apenas o começo.
É uma violação de uma patente de planta se você propagar a planta de qualquer maneira assexuada. Isso inclui o enraizamento de mudas de uma planta patenteada, mas também inclui o plantio das “filhas” de uma mãe-morango patenteada no seu jardim. As sementes também podem ser protegidas por patentes. A Lei de Proteção de Variedades Vegetais de 1970 permite a proteção de patentes para variedades de sementes únicas que não são vendidas no país há mais de um ano.
Então, o que um jardineiro deve fazer e como saber se a planta está protegida por patente? Verifique o rótulo ou o recipiente em que a planta está. As plantas patenteadas devem ostentar uma marca comercial (™) ou número de patente. Você pode até ver algo que diz PPAF (patente de planta aplicada). Além disso, pode declarar especificamente “propagação estritamente proibida” ou “propagação assexual proibida”.
Simplificando, as plantas podem ser caras e propagá-las é uma ótima maneira de ter mais dos seus favoritos sem o custo adicional. Embora seja uma boa idéia pedir permissão antecipadamente, na maioria dos casos, embora tecnicamente ilegal, a polícia da fábrica não aparecerá à sua porta para propagar suas próprias plantas para uso pessoal. Esse é o ponto principal ... você NÃO pode vendê-los. Se você pretende vender plantas patenteadas, pense novamente. Você pode e será processado completamente.
Deixe O Seu Comentário