Ervas em vasos: Cultivo de ervas em recipientes
A jardinagem em recipientes com plantas herbáceas é uma alternativa fácil para manter um jardim de ervas formal.
Por que cultivar ervas em recipientes?
Existem muitas razões para o cultivo de ervas em recipientes. Você pode ter pouco espaço, ter más condições de solo, querer prolongar a estação de cultivo, manter as ervas à mão para usar na cozinha, manter as ervas invasoras afastadas, ou talvez você seja um morador de apartamentos com gosto por ervas frescas mas nenhum quintal para cultivá-las.
Quaisquer que sejam suas razões, a maioria das ervas é adequada para cultivo em recipientes e pode existir em qualquer lugar, desde que recebam a quantidade adequada de luz solar, água e bom solo.
Escolhendo recipientes para ervas
Dependendo da quantidade de espaço disponível e se você planeja manter suas ervas dentro ou fora, desempenhará um papel enorme na escolha de seus recipientes. As ervas crescerão em quase qualquer tipo de recipiente, desde que tenha uma boa drenagem. Os vasos de terracota são os melhores, mas o plástico, a madeira ou o metal servem. Se você não estiver usando um contêiner de estilo tradicional, faça alguns furos no fundo para drenagem e forneça uma placa de gotejamento se os estiver mantendo em ambientes fechados.
As ervas podem ser cultivadas separadamente, em vasos individuais, ou você pode plantar várias variedades diferentes em um recipiente grande, como um plantador de caixas de janelas, tomando cuidado para não superlotar o vaso, para que cada planta tenha espaço suficiente para crescer e atingir todo o seu potencial.
Ervas crescentes em recipientes
Algumas ervas podem se tornar extremamente grandes na maturidade. Certifique-se de combinar suas ervas com o tamanho de suas opções de recipiente.
Antes de adicionar solo ao contêiner escolhido, você precisará fornecer uma camada de pedras, cascalho ou granulados de isopor no quarto inferior do contêiner para ajudar no processo de drenagem. Fichas quebradas de vasos de terracota também funcionam bem para isso. Se você planeja levar um recipiente externo de ervas para dentro de casa durante os meses de inverno, sugiro o uso de pellets de isopor para manter o peso baixo.
Use uma mistura de solo de boa qualidade para encher o recipiente a até 5 cm do topo para permitir bastante espaço para a rega. Poucas ervas requerem uma grande quantidade de fertilização, mas quase todas requerem fertilizante durante a estação de crescimento, especialmente se mantidas em vasos.
Mantenha seu jardim de ervas bem regado, pois eles secarão mais rapidamente do que aqueles que foram plantados diretamente no jardim.
Prolongando a vida de suas ervas
Ao remover algumas ervas do solo no início do outono, você pode prolongar seu ciclo de vida e cultivar ervas frescas no peitoril da janela durante todo o inverno. Salsa, cebolinha e coentro funcionam bem quando você desenterra plantas em crescimento forte, as divide, as replanta em um recipiente e as mantém em um local ensolarado.
Cultivo de ervas invasoras em recipientes
A menos que você esteja preparado para ter todo o seu jardim tomado pela hortelã, sempre plante essas e outras ervas invasoras em recipientes. Esteja atento aos corredores. Ervas invasivas são complicadas, e mesmo aquelas que são mantidas em recipientes tentam invadir o território ao seu redor. Mantê-los em um recipiente facilita a identificação e o recorte quando necessário.
Ervas crescentes em um plantador de morango
Um dos melhores recipientes para usar ervas se você estiver com pouco espaço é um plantador de morango. Você pode encontrá-las no centro de jardinagem local. Eles geralmente são feitos de terracota e têm muitas pequenas aberturas nas laterais para as ervas menores. Você pode plantar as ervas maiores no topo.
É possível manter um jardim de ervas culinária inteiro convenientemente localizado do lado de fora da sua porta em um plantador de morango. Algumas boas opções de ervas para isso seriam:
- Orégano
- Tomilho
- Salsa de folhas enroladas
- Manjericão
- Verbena limão
- Cebolinha
Se você estiver plantando alecrim, reserve-o sempre para a parte superior do plantador de morango, pois essa erva pode se tornar grande e espessa.
Usando recipientes no jardim
Ao manter suas ervas mais delicadas em recipientes externos no jardim, não só será mais fácil transportá-las para dentro durante os meses de inverno, como também dará ao seu jardim uma aparência mais interessante e bonita durante a estação de crescimento.
Coloque as ervas que estão crescendo em recipientes no centro das ervas de baixo crescimento, como o tomilho rastejante, para dar mais definição ao seu jardim.
Cultivar ervas em recipientes é uma maneira gratificante e divertida de ter muitas coisas boas por perto, exatamente quando você precisar.
Deixe O Seu Comentário