Como propagar e plantar estacas de cactos de Natal
Por: Nikki Tilley, Autor do Jardim Bulb-o-licious
Muitas pessoas cultivam cacto de Natal (Schlumbergera bridgessii) Esta planta é um ótimo presente de feriado para amigos e familiares; portanto, saber como propagar e cultivar cactos de Natal pode ajudar a tornar essas compras mais fáceis e menos agitadas.
Propagando cacto de Natal
Propagar o cacto de Natal é fácil. De fato, quando se trata do cacto de Natal, a propagação é uma ótima maneira de compartilhar esta planta maravilhosa com outras pessoas.
A propagação do cacto de Natal geralmente começa simplesmente com um corte curto em forma de Y da ponta do caule. O corte deve consistir em pelo menos dois ou três segmentos unidos. Ao fazer a propagação de cactos de Natal, sempre certifique-se de que as estacas sejam retiradas de uma folhagem saudável.
Deixe o corte secar algumas horas antes de envasá-lo para enraizamento, para evitar possível podridão do caule devido à umidade excessiva.
Enraizamento de cacto de Natal
Enraizar estacas de cactos de Natal é simples. Depois de fazer o corte, coloque o segmento em uma mistura úmida de turfa e areia. Insira o segmento cerca de um quarto do seu comprimento abaixo da superfície do solo. Coloque a panela em uma área bem iluminada, evitando a luz direta do sol.
Regue o corte com moderação primeiro para evitar apodrecer. Após cerca de duas ou três semanas de enraizamento, o corte deve começar a mostrar sinais de crescimento nas pontas de suas folhas, que geralmente são de cor avermelhada.
Uma vez enraizado, o seu corte pode ser transplantado para uma panela com solo solto, de preferência com um pouco de areia ou composto. O corte pode murchar um pouco no começo, mas isso é normal e acabará por diminuir depois que a planta tiver adotado seu novo ambiente.
O cacto de Natal pode ser regado com mais frequência, fertilizado e receber luz adicional neste momento. A propagação de cactos de Natal não fica mais fácil do que isso.
Cacto de Natal crescente
Embora o cacto de Natal possa se adaptar e ser cultivado com pouca luz, a planta produzirá mais flores com condições de luz mais brilhantes. No entanto, fique longe da luz solar direta, que pode queimar as folhas. Não permita que esta planta seque completamente entre os intervalos de rega. O cacto de Natal também desfruta de umidade média a alta, com temperaturas que oscilam entre 60 e 70 F. (16-21 C.)
Colocar a panela em uma bandeja de pedras e água pode adicionar mais umidade ao ambiente mais seco. A rega deve ser feita com frequência e em profundidade, mantendo o solo úmido, mas não saturado. Verifique se há uma drenagem adequada para evitar que o cacto de Natal apodreça.
Aplique um fertilizante suave para plantas domésticas a cada duas semanas. Regue e fertilize regularmente na primavera e no verão; no entanto, durante os meses de inverno, essa planta deve ser mantida no lado seco, retendo água por seis semanas.
Cultivar e propagar cactos de Natal pode ser muito gratificante, especialmente quando você os dá a outras pessoas durante as férias.
Deixe O Seu Comentário