Noções básicas sobre requisitos de nitrogênio para plantas
Por: Nikki Tilley, Autor do Jardim Bulb-o-licious
A compreensão dos requisitos de nitrogênio para as plantas ajuda os jardineiros a suplementar as necessidades das culturas com mais eficiência. Todas as plantas requerem nitrogênio para um crescimento e reprodução saudáveis. Mais importante, as plantas usam nitrogênio para a fotossíntese. Embora as plantas nativas sejam melhor adaptadas ao ambiente e, muitas vezes, menos afetadas pela deficiência de nitrogênio, em plantas como as hortaliças, pode ser necessário nitrogênio suplementar.
Deficiência de Nitrogênio nas Plantas
Boas colheitas dependem de um suprimento adequado de nitrogênio. A maior parte do nitrogênio está naturalmente presente no solo como conteúdo orgânico. A deficiência de nitrogênio nas plantas é mais provável de ocorrer em solos com baixo conteúdo orgânico. No entanto, a perda de nitrogênio devido à erosão, escoamento e lixiviação de nitrato também pode causar deficiência de nitrogênio nas plantas.
Alguns dos sintomas mais comuns de deficiência de nitrogênio nas plantas incluem o amarelecimento e queda das folhas e o fraco crescimento. A produção de flores ou frutas também pode ser atrasada.
Requisitos de nitrogênio para plantas
À medida que a matéria orgânica se decompõe, o nitrogênio é lentamente convertido em amônio, que é absorvido pelas raízes das plantas. O excesso de amônio é transformado em nitrato, que as plantas também usam para produzir proteínas. No entanto, nitratos não utilizados permanecem nas águas subterrâneas, resultando em lixiviação do solo.
Como os requisitos de nitrogênio para as plantas variam, o fertilizante suplementar de nitrogênio deve ser usado apenas na proporção correta. Sempre verifique a análise de nitrogênio na embalagem de fertilizantes químicos para determinar a quantidade percentual de nitrogênio presente. Este é o primeiro de três números na embalagem (10-30-10).
Aumento do nitrogênio do solo
Existem várias maneiras de adicionar nitrogênio ao solo. O nitrogênio suplementar é geralmente fornecido usando fertilizantes orgânicos ou químicos. As plantas obtêm nitrogênio através de compostos que contêm amônio ou nitrato. Ambos podem ser dados às plantas através de fertilizantes químicos. Usar fertilizante químico para adicionar nitrogênio ao solo é mais rápido; no entanto, é mais propenso à lixiviação, o que pode ser prejudicial ao meio ambiente.
A construção de níveis de matéria orgânica no solo é outra maneira de aumentar o nitrogênio do solo. Isso pode ser conseguido usando fertilizantes orgânicos na forma de composto ou esterco. O cultivo de leguminosas também pode suplementar o nitrogênio do solo. Embora o fertilizante orgânico deva ser decomposto para liberar compostos contendo amônio e nitrato, o que é muito mais lento, o uso de fertilizante orgânico para adicionar nitrogênio ao solo é mais seguro para o meio ambiente.
Alto nitrogênio no solo
Muito nitrogênio presente no solo pode ser tão prejudicial às plantas quanto muito pouco. Quando há alto nitrogênio no solo, as plantas podem não produzir flores ou frutas. Como na deficiência de nitrogênio nas plantas, as folhas podem ficar amarelas e cair. Muito nitrogênio pode resultar na queima das plantas, o que as faz murchar e morrer. Também pode causar excesso de nitrato nas águas subterrâneas.
Todas as plantas precisam de nitrogênio para um crescimento saudável. A compreensão dos requisitos de nitrogênio para as plantas facilita o atendimento às necessidades de suplementos. Aumentar o nitrogênio do solo para as hortas ajuda a produzir plantas mais verdes e com crescimento mais vigoroso.
Deixe O Seu Comentário