Propagando Framboesas: Você Pode Cultivar Uma Planta De Framboesa A Partir De Estacas
A propagação de plantas de framboesa está ganhando popularidade. Afinal, quem não ama a baga gorda e suculenta logo após a colheita do morango e pouco antes do amadurecimento dos mirtilos? Com uma cuidadosa preparação do solo e seleção de estoque livre de vírus, a propagação de framboesas fará com que você desfrute dessas frutas comestíveis nos próximos anos.
Propagação de plantas de framboesa
As framboesas, vermelhas, amarelas, roxas ou pretas, são suscetíveis a vírus. Resista ao desejo de propagar framboesas de um canteiro existente ou do jardim do seu vizinho, pois essas plantas podem estar infectadas. É sempre melhor adquirir ações de um viveiro respeitável. As propagações de framboesa estão disponíveis como transplantes, ventosas, pontas, estacas de raízes ou plantas cultivadas em tecidos.
Como propagar framboesas
As propagações de framboesa dos viveiros chegam em vasos de cultura, em cubos de enraizamento ou como plantas dormentes de um ano. Os cubos de enraizamento devem ser plantados após o perigo de geada. Eles tendem a ser os propagadores de framboesa mais resistentes a insetos, fungos e nematóides.
Os propagadores de framboesa adormecidos de um ano atingem a maturidade mais cedo e toleram o solo mais seco. Esse tipo de propagação de plantas de framboesa deve ser plantado poucos dias após a compra ou "adornado", colocando uma única camada das plantas ao longo de uma vala abrigada escavada em solo bem drenado. Cubra as raízes da propagação de framboesa e aperte. Deixe a planta de framboesa se aclimatar por dois a três dias e depois passar a pleno sol dentro de um período de cinco a sete dias.
Você pode cultivar uma planta de framboesa a partir de estacas?
Sim, as plantas de framboesa podem ser cultivadas a partir de estacas. No entanto, como mencionado acima, é preferível comprar framboesas a partir de um viveiro respeitável para evitar qualquer contaminação.
A propagação de plantas de framboesa vermelha vem de primocanes, ou ventosas de framboesa, e pode ser transplantada na primavera quando tiverem de 12 a 20 cm de altura. Os ventosas surgem das raízes e essas divisões podem ser cortadas com uma pá afiada e separadas. O otário de framboesa vermelha deve ter algumas das raízes da planta-mãe para promover as propagações de framboesa mais vigorosas. Mantenha a nova propagação de framboesa úmida.
Framboesas pretas ou roxas e algumas variedades de amora são propagadas por “estratificação de ponta”, na qual a ponta da cana é enterrada em 5 a 10 cm. De solo. A ponta então forma seu próprio sistema radicular. Na primavera seguinte, a nova propagação de framboesa é então separada da mãe, deixando 15 cm da cana velha em anexo. Essa parte é chamada de “manivela” e deve ser cortada no nível do solo para reduzir a possibilidade de qualquer doença continuar.
Nota final sobre a propagação de framboesas
Ao transplantar qualquer um dos métodos de propagação de framboesa acima, certifique-se de plantar em solo bem drenado, com boa circulação de ar e umidade adequada. Não inicie seu canteiro de frutas em uma área de jardim propensa a verticillium murcha, como onde foram cultivados tomates, batatas, berinjela ou pimentão.
Este fungo permanece no solo por vários anos e pode ser devastador para suas propagações de framboesa. Mantenha as propagações de framboesa preta ou roxa a 300 pés (91 m) de suas contrapartes vermelhas para reduzir o risco de cruzamento de vírus. Siga estas dicas e você deverá fazer geléia de framboesa pelos próximos cinco a oito anos.
Deixe O Seu Comentário