Tempo de colheita de abacate: Dicas para escolher abacates
O abacate (Persea americana-Miller) é uma árvore sempre-verde com uma longa história de cultivo nas Américas tropical a subtropical desde os tempos pré-colombianos. Os floridianos começaram a plantá-lo como uma colheita de alimentos em 1833 e a Califórnia seguiu como um grande produtor em 1856. Ainda hoje, muitos produtores têm dúvidas sobre o tempo de colheita do abacate.
A pergunta é: "Como saber se um abacate está maduro?". Primeiro, escolher abacates logo na árvore definitivamente não será um bom barômetro de maturidade, pois os abacates não amadurecem na árvore. O problema está em saber quando você colhe abacates? Nem sempre é fácil discernir o horário de pico da colheita de abacate. Existem dicas de pico de tempo de colheita de abacate sobre como escolher um abacate maduro?
Quando Colher Abacates
Uma árvore perene da família Lauraceae, o abacateiro dá frutos que podem ser redondos, oblongos ou em forma de pêra. A textura da pele pode ser amadeirada, flexível, lisa ou áspera e de uma cor amarelo esverdeado, roxo-avermelhado, roxo ou preto. Isso ocorre porque existem três tipos de abacate: mexicano, guatemalteco e indiano ocidental, cada um com suas próprias características.
Saber quando é a colheita do abacate depende da variedade de abacate e da região em que está sendo cultivada. Por exemplo, o abacate 'Haas' é a cultivar mais cultivada e geralmente está pronto para a colheita em fevereiro, mas pode final de setembro. Varia muito, dependendo do clima, fertilização e até do padrão de sustentação da árvore.
O jardineiro doméstico geralmente começa a colher abacates quando algumas frutas maduras ou maduras caem. Entretanto, este não é um guia confiável para saber se um abacate está maduro, pois o florescimento prolongado da fruta resulta em diferentes estágios de maturidade da árvore a qualquer momento.
Isso não quer dizer que a maior fruta não deva ser colhida primeiro. Quando colher abacate, escolha o maior primeiro, pois geralmente é o mais maduro e amadurece em uma a duas semanas à temperatura ambiente.
Tempo de colheita de abacate comercial
A colheita comercial de abacate em mercados, como os da Flórida, foi decidida pelo peso da fruta e pela época do ano respectiva a cada cultivar. A colheita de abacates quando muito imaturos resulta em frutas que não amadurecem, mas que ficam emborrachadas, descoloridas e murchas.
Os abacates da Flórida amadurecem entre 16-24 graus Celsius (60-75 graus Fahrenheit). Quando a temperatura subir, a fruta amadurece de maneira desigual e desenvolve um sabor "off". As temperaturas de armazenamento para as variedades das Índias Ocidentais devem ser de cerca de 55 graus Fahrenheit (12 C.) e 40 graus F. (4 C.) para outras cultivares da Flórida. Quando a fruta é armazenada em temperaturas abaixo dessas, a pele pode escurecer e a polpa fica descolorida.
Como saber se um abacate é maduro
Quando colher abacates e como saber se um abacate está maduro são duas perguntas que andam de mãos dadas. Já verificamos a questão de quando colher abacates acima, mas, como vários fatores podem afetar a colheita de abacate, como então você pode saber quando colher suas frutas?
Aqui está o acordo. Os abacates são únicos, pois não amadurecem na árvore. De fato, se você não estiver pronto para colher um monte e comê-lo em breve, o melhor lugar para armazená-lo é pendurado na árvore.
Abacates maduros têm uma carne uniformemente macia e este é o melhor indicador de prontidão. Dependendo da variedade, a pele pode variar de verde amarelado a roxo avermelhado e quase preto e, por esse motivo, a cor da pele não é um bom barômetro de maturação. O fruto de, por exemplo, Hass, começa como um verde suave e brilhante e gradualmente a pele fica com uma pedrinha e uma cor preto-púrpura. Essa mudança de cor não significa necessariamente que o abacate está maduro, mas é uma sugestão.
Quanto mais tempo o fruto permanece na árvore, maior o teor de óleo e mais rico o sabor. O sabor da fruta é geralmente pálido a amarelo amanteigado e suave a sabor de noz. Porém, como todas as coisas boas, deixe por muito tempo e os óleos ficarão rançosos.
Os produtores comerciais usam um teste de “peso seco”, que mede o teor de óleo da fruta, informando quando colher. Se o teor de óleo for baixo, a fruta estará verde e, em vez de ficar macia, ela murchará ou permanecerá emborrachada. Isso não é exatamente ideal para o produtor doméstico, no entanto.
Então, o que você deve fazer? A melhor maneira de saber se a fruta está pronta para a colheita é escolher uma. Selecione um abacate grande e escuro. Deixe-o no balcão à temperatura ambiente para amadurecer ou acelerar o amadurecimento, colocando-o em um saco de papel. A fruta libera gás etileno, o que acelera o processo de amadurecimento. Você pode acelerar ainda mais esse processo colocando uma banana ou maçã com o abacate, pois eles também liberam gás etileno.
A fruta deve amolecer dentro de uma semana ou duas. Nesse caso, este é um indicador de que o restante dos abacates está pronto para a colheita. Se encolher ou permanecer emborrachado, seja paciente e deixe os frutos na árvore por mais algum tempo. Você pode ter que realizar esse teste algumas vezes até que a fruta esteja no auge da colheita, mas algumas frutas perdidas são um preço pequeno a pagar pelas dezenas de abacates perfeitamente maduros que estão chegando.
Em resumo, a colheita de abacate depende da variedade, cor, tamanho e firmeza. Independentemente disso, quando é hora da colheita do abacate, cultivar e colher abacates é um exercício nutritivo e delicioso e vale o esforço. Guacamole, alguém?
Deixe O Seu Comentário